quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Medalhistas olímpicos e mundiais confirmados no Grand Prix 2009




A edição 2009 do Grand Prix Nacional de Judô, que tem início com a etapa masculina em São Paulo, de 6 a 8 de novembro, terá a participação de medalhistas olímpicos e mundiais. A principal competição de clubes do Brasil contará com as equipes do Esporte Clube Pinheiros (SP), São Caetano (SP), FTC (BA), SESC Bahia (BA), Espaço Futuro (DF), Belo Dente/Minas (MG), Santo André (SP), Jequiá (RJ), Universidade Castelo Branco (RJ), Oi/Sogipa (RS), Unisul (SC), Barueri (SP). Nos dias 14 e 15 de novembro será a vez das mulheres e a disputa acontecerá em Brasília (DF).

As principais estrelas do judô nacional estarão em ação no torneio, além do espanhol Sugoi Uriarte, vice-campeão mundial, que será o grande reforço da equipe Oi/Sogipa. Os gaúchos terão também a volta do bicampeão mundial João Derly, afastado desde julho dos tatames devido uma lesão.

Os campeões mundiais Luciano Corrêa (Minas) e Tiago Camilo (Pinheiros) são outras duas feras confirmadas na competição. Os medalhistas olímpicos Leandro Guilheiro e Carlos Honorato defenderão as cores do Pinheiros e São Caetano, respectivamente. Bronze no Mundial 2007, João Gabriel Schillitler competirá na estreante Universidade Castelo Branco.

Em 2008 o Pinheiros consagrou-se tricampeão do Grand Prix Masculino. Com a vitória, conquistou em definitivo o troféu da competição. Pelo feminino, o São Caetano faturou pela segunda vez o GP.

Neste ano, o Grand Prix Masculino será disputado com uma primeira fase de grupos, onde os dois mais bem colocados avançam para as quartas-de-final. Para valorizar ainda mais todas as equipes, haverá competição para definir do primeiro ao 12o lugar. Já no feminino, a disputa se mantém como em 2008, com primeira fase em grupo e depois semifinais.

Desde a criação do evento, em 2003, que o Grand Prix Nacional de Clubes se tornou referência. Primeiro evento onde foram aplicados conceitos de entretenimento de torcida, as ações do GP foram pilares para a realização de grandes competições que atualmente fazem parte do calendário da Federação Interancional, como o Grand Slam do Rio de Janeiro e a Copa do Mundo de Belo Horizonte.

O Grand Prix terá transmissão ao vivo dos confrontos finais e disputas de terceiro lugar pela Record (TV aberta) e SporTV (Canal 39 da Net/SkY).

Em 2008, o GP gerou R$ 5.057.611,00 em retorno de mídia.

Campeões:


Masculino
2003 - São Caetano

2004 - São Caetano

2005 - Pinheiros

2006 - Pinheiros

2008 - Pinheiros


Feminino

2005 - Pinheiros

2006 - São Caetano

2008 - São Caetano

Fonte : CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário